top of page

PALESTRANTES

Tarcízio Silva

Mestre em Comunicação pela UFBA e Diretor de Pesquisa em Comunicação no Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados, onde atende empresas e organizações públicas com pesquisa mixed methods incluindo social listening, pesquisa quantitativa e qualitativa tradicionais, mapeamento de influenciadores e construção de personas. Responsável pela co-organização de livros como "Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais" (2012) e "Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: metodologias, aplicações e inovações" (2016). Além dos cursos livres presenciais e online no IBPAD, é professor convidado de MBAs e especializações (como Digicorp-USP, Unisinos).

Raquel Ritter Longhi

Professora no Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, onde atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. Ministra disciplinas nas áreas de jornalismo online, jornalismo gráfico e teorias das linguagens jornalísticas. Faz parte da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais/Jortec e Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas/Renami. Organizou os livros Jornalismo Convergente: reflexões, apropriações e experiências, em 2012, e Gêneros e Formatos no Ciberjornalismo, em 2016, ambos pela Editora Insular. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), com mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Realiza pesquisa com ênfase em narrativas ciberjornalísticas, jornalismo imersivo em em Realidade Virtual, jornalismo online (novos formatos expressivos em hipermídia, grande reportagem multimídia, jornalismo digital), comunicação e novas tecnologias, com estudos também nas áreas de criação literária em hipertexto, video-arte e história do cinema e vídeo. Coordenadora do Nephi-Jor - Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo e líder do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/CNPq.

Carlos Eduardo Franciscato

Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2003), com período de estudos (doutorado-sanduíche) no Department of Communication da University of California-San Diego (EUA). Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1989) e Especialização em Ciência Política pela PUC/RS (1991). É professor Associado 4 da Universidade Federal de Sergipe. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFS. Atuou como presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor (2007-2011) e coordenador do GT Estudos de Jornalismo da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (2015-2016). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em teoria e ética do jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e história do jornalismo, jornalismo e tecnologia e pesquisa aplicada em jornalismo.

Rita de Cássia Romeiro Paulino

Concluiu o doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011. Atualmente é vice-coordenadora do curso de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) e docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, nas disciplinas WebDesign, Conteúdo interativo para tablets e Jornalismo de Dados. Tem experiência profissional como WebDesign Master e atua também na área de Design e Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Diagramação. Desenvolveu interfaces web em projetos governamentais tais como Plataforma Lattes, Portal Inovação, SIFAPs e DCVISA. Atualmente desenvolve pesquisa nas áreas de desenvolvimento de produtos mobile aplicado ao Jornalismo e Análise de Redes Sociais através de ferramentas de extração e visualização de dados.

Vicente Gosciola

Fábio Palamedi

Mestre em Comunicação Social com pesquisa relacionada a Comunicação e Tecnologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2012), graduação em Design de Mídia Digital (Faculdade Impacta de Tecnologia/ 2006), Especialização em Consultoria para Web (Faculdade Impacta de Tecnologia/2008), Especialização (MBA) em Marketing (Centro Universitário Nove de Julho/2008) e Especialização em Planejamento Estratégico em Mídias Digitais (Faculdade Impacta de Tecnologia/2009) Atualmente é doutorando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com linha de pesquisa em Comunicação e Interação Homem Computador (IHC). Atualmente é professor de Interface Homem Máquina para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (FIT) e banco de dados (FIT), além de ser professor convidado para disciplinas de pós graduação em Arquitetura de Informação, Usabilidade, Interação Homem Computador, Padrões de Interação ( UMESP), Marketing em plataformas digitais e Interação Homem Computador para Engenharia de Software (IFT / FGV / ESPM).

Pós-doutor pela Universidade do Algarve-CIAC, Portugal. Doutor em Comunicação pela PUC-SP. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Lider do Grupo de Pesquisa CNPq Narrativas Tecnológicas. É professor, pesquisador, consultor, realizador e autor nos seguintes temas: volumetria audiovisual, narrativa transmídia, alternate reality game-ARG, cinema, hipermídia, narrativa interativa, narrativa complexa em cinema, novas mídias, novas tecnologias, tecnologia e estilo fílmico, TV digital interativa, vídeo, web TV.

Sergio Amadeu da Silveira, doutor em Ciência Política. É professor associado da UFABC. Pesquisador de redes digitais e mediações algorítmicas. Membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Eugênio Trivinho

Thaísa Bueno

É jornalista e professora no curso de Comunicação Social na UFMA de Imperatriz. Tem doutorado em Comunicação pela PUC-RS, onde estudou a plataforma de comentários de leitores na internet; e Mestrado em Letras, onde investigou as estratégias de construção de tempo real nos sites de apuração em tempo real. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Cibercultura e integra também o Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo, na UFMS. 

Sérgio Amadeu

Márcio Carneiro dos Santos

Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica e Assessor de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCOS/PUC-SP). Coordenador Geral do CENCIB - Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura nessa instituição. Pesquisador do CNPq (Bolsa de Produtividade). Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Assessor ad hoc do CNPq, da CAPES e da FAPESP. Em 1995, contribuiu para fundar e coordenou, até 2002, o Grupo de Trabalho Comunicação e Sociedade Tecnológica (atual Comunicação e Cibercultura) da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. De 2000 em diante, articulou a criação da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. Autor de vários ensaios de crítica da comunicação, da civilização mediática, da cultura pós-moderna e da cibercultura.

Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão na área de Jornalismo em Redes Digitais e também professor permanente do programa de Pós-Graduação em Design da UFMA.

É bolsista de produtividade do CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Coordena o Laboratório de Convergência de Mídias e o Grupo de Pesquisa Tecnologia e Narrativas Digitais - TECND. É jornalista , com mestrado em Comunicação e doutor  pelo programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC - SP . Desenvolve pesquisas nas áreas de Difusão de Inovações e Aplicação de Tecnologias Emergentes como Realidade Aumentada e Realidade Virtual no Jornalismo. Atualmente trabalha no projeto Jumper de Jornalismo Imersivo , um ambiente que utiliza a realidade virtual para o consumo de notícias 

bottom of page